terça-feira, 23 de setembro de 2014

RESERVA DA JAQUEIRA, COMUNIDADE INDÍGENA PATAXÓS - PORTO SEGURO-BA

Dia 20/09/2014, com o apoio da UNEB tive o prazer e o privilegio de visitar e conhecer a Reserva indígena dos PATAXÓS no Estremo Sul da Bahia.

Os pataxós são um povo indígena brasileiro de língua da família maxakali, do tronco macro-jê. Apesar de se expressarem na língua portuguesa, alguns grupos conservam seu idioma original, a língua maxacali (patxôhã). Em 2010, os pataxós totalizavam 11 833 pessoas, segundo dados da Fundação Nacional de Saúde. Vivem em sua maioria na Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, ao sul do município de Porto Seguro, a menos de um quilômetro da costa, entre as embocaduras dos rios Caraíva e Corumbau. O território entre esses dois rios, o mar a leste e o Monte Pascoal a oeste é reconhecido pelos pataxós como suas terras tradicionais, as quais abrangem uma área de 20 000 hectares.


RESERVA DA JAQUEIRA PORTO SEGURO-BA



Vivência, afirmação cultural e preservação do meio ambiente no local onde os índios Pataxós vivem com suas famílias e recebem a todos para um encontro multi-cultural inesquecível.
História

Criada em 1998 pela comunidade indígena Pataxó da Coroa Vermelha, após muita luta das irmãs Nitinauãn, Jandaia e Naiara que sonharam que era possível resgatar o modo tradicional de viver,as histórias, os rituais e preservar a floresta. Está situada a 12 km do centro de Porto Seguro, em plena Mata Atlântica e ocupa uma área de 827 hectares. Tem como objetivos principais a revitalização da história, do idioma, a afirmação cultural e a preservação do meio ambiente tornando-se um importante difusor da cultura pataxó e modelo de turismo sustentável numa aldeia indígena. Local de muita energia positiva, tornou-se símbolo da resistência do povo Pataxó e é respeitado por eles como um lugar sagrado e morada dos espíritos, pois foi habitado pelos seus ancestrais.
Todos os anos no dia 1º, de agosto a comunidade da Jaqueira comemora o aniversário de fundação da reserva, com o Araguakisã, que significa Dia da Vitória, com muitos rituais, comida e casamentos na forma tradicional.




TRILHAR NA RESERVA

CASA

PALESTRA

ARTESANATOS

ÍNDIO ADOLECENTE



SOCIALIZAÇÃO DA CULTURA



ESCOLA

SALA DE AULA

FUTEBOL

CHEFE


PEIXE ASSADO

RITUAL









Nenhum comentário:

Postar um comentário